terça-feira, 5 de julho de 2011

Chico: a raiva na internet e o fator BBB

O cara passa 67 anos na vida achando que era amado. Então num belo dia resolve ler os comentários de um post na internet e descobre que também é odiado, com ofensas e xingamentos de tudo que é tipo: velho, chato etc.

Isto aconteceu com Chico Buarque. Alguém escreveu um artigo (clique AQUI para ler) creditando o "fenômeno" à uma espécie de ira que prevalece na internet. Discordo plenamente. Eis na íntegra o comentário meu sobre tal artigo:

O problema dos xingamentos na Internet não é "raiva na internet". Há um equívoco aí. Na verdade, é um fenômeno que eu chamaria de "fator Big Brother Brasil". Depois que compreendi o "fator BBB", passei a entender mais claramente a internet. Vou tentar explicar...

O BBB é acompanhado por todas as classes e idades. Então certo dia eu vi uma pesquisa dando conta que a grande maioria dos telespectadores que ligavam para eliminar algum "big brother" era formada por crianças e adolescentes. Daí deduzi que todos os programas televisivos interativos funcionam assim: quem decide são os (muito) jovens. Pois essa geração sente aquela necessidade quase orgânica de interagir com o mundo. E hoje dominam quase que de forma instintiva cada novidade eletrônica que surge.

Com a Internet não é diferente. Todo mundo (de crianças a velhos) navega na Internet. Mas tenho plena convicção de que toda a efervescência é ditada pela molecada. Você tem aqui e ali algumas fervuras comandadas por pessoas maduras, mas normalmente são os adolescentes que botam pra quebrar. Veja no Twitter, por exemplo, quais são os temas mais discutidos (os chamados “TTs”)... E você vai deduzir que é a molecada que está ali marcando presença. Em suma: coisa de criança...

Então você vai e fala de Chico Buarque. Quem é Chico Buarque? Ora, Chico Buarque para a minha geração é gênio, mas para eles, quando conhecem, dizem que.é um velhinho que faz “música chata”. Mas ouse escrever um artigo falando mal de Luan Santana ou NXZero. Qual a linguagem que usarão para contestar? Ora, vai vir é palavrão, ofensa... Estão errados? Não sei, mas também já fui menino e acho que agiria da mesma forma se voltasse no tempo e alguém falasse mal dos meus “ídolos” de então.


Assita ao vídeo com a entrevista de Chico no link abaixo:
http://vimeo.com/25483143

2 comentários:

TS Bovaris disse...

De fato, acredito que agiríamos de forma semelhante, porém a maioria das críticas utilizaria orações e palavras completas, e muitas vezes refletiriam a expressão de um pensamento complexo... ou quase.

Anônimo disse...

eu tenho 12 anos,sei que chico buarque foi um dos maiores musicos e compositores do brasil e nunca falaria isso q falaram sobre ele.se tratando de musica brasileira eu gosto de raul seixas,legião urbana,que fazem musica de qualidade,só peço para não generalizar o que disse