Para quem não sabe, 'ideograma' é um símbolo gráfico que representa uma idéia ou objeto. Por exemplo: na escrita chinesa, o substantivo 'casa', grosso modo, é um "desenho" da mesma. Foi também a partir desta idéia que a Microsoft idealizou os ícones, ou seja, aqueles desenhos que representam as ações dos softwares (a sua tela está cheio deles).
Pois as letras 'A' e 'B' também têm origem ideográfica. Aos fenícios e egípcios que são creditados a "invenção" do nosso atual alfabeto latino. Vamos às origens das letras 'A' e 'B'...
A origem da letra 'A'
Por incrível que pareça, o 'A' tem origem no boi.
O boi era chamado de 'apis'. Pois eles "escreviam" o nome deste animal desenhando apenas a cabeça dele. Este desenho era parecido com a letra 'V' (só que deitada) e com um tracinho em cima representando o chifre. Com o tempo, o "chifre" se incorporou ao símbolo e passou a ser desenhado dentro do "V". Assim nasceu o 'A', que passou a ser a representação de todos os fonemas que soavam tal como 'apis'.
A origem da letra 'B'
A letra 'B' tem origem na casa. Estranho, né?
Pois a casa, chamada de 'bet', era representada pela planta-baixa da mesma, algo parecido com um retângulo dividido ao meio por um traço. Daí para a representação do 'B' foi um pulinho.
O 'B' passou então a ser a representação de todos os fonemas que soavam como "bet".
Obs.: Evidente que tais teorias - postas aqui de forma simplista - são frutos de longos, exaustivos e controversos estudos das inscrições antigas.
quarta-feira, 12 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Puxa, isto é bastante interessante"! Se nós, professores, despertarmos esta curiosidade nas crianças, podemos sensibilizá-las para a leitura!!! Parabéns pelo material!
Postar um comentário