terça-feira, 22 de junho de 2010

Torpedão Confusão

O chamado "Torpedão Campeão", uma promoção da Copa 2010 liderada por uma emissora de TV junto a um pool de quatro operadoras de telefonia móvel, insiste em não esclarecer de forma objetiva aquela que tem sido a maior dúvida dos participantes. É o que se percebe no próprio blog que uma das operadoras montou para esclarecer as dúvidas dos clientes (vide link mais adiante). Assim, muitas pessoas, sem querer, estão comprando cupons adicionais para a participação nos sorteios - quando, na verdade, intentavam a compra de apenas um cupom. E a turma do celular pós pago só vai perceber o prejuízo quando vier a conta...

Para entender o problema, basta ler o regulamento ou assistir na TV as "informações" passadas pelos promotores, nos sorteios. Estes dizem o seguinte: você compra um pacote de 30 (trinta) torpedos por R$ 4,00 "para se comunicar", liga para o número 2010, responde à pergunta proposta e pronto: já está participando do "Torpedão Campeão". Esta informação, dada de forma invertida, está gerando muita confusão nas pessoas que participam ou desejam participar. Digo "forma invertida" porque a forma mais plausível da promoção seria: "compre um cupom e ganhe grátis 30 torpedos". Ainda assim, ficaria no ar a dúvida: os 30 torpedos sevem para quê? Pois muitos estão confundindo “cupom” com “torpedo”, julgando que os 30 torpedos são bônus que devem ser enviados à promoção. Observe-se, pois, que o próprio título – “Torpedão Campeão” – induz ao equívoco.
 
Enfim, para resumir a história, o melhor é partir logo para a informação objetiva: você compra por R$ 4,00 (mais os impostos) um pacote de 30 torpedos para enviar aos seus amigos* e ganha o direito a um único cupom de participação na promoção”. Embora isto esteja no regulamento disponível na internet, ninguém na TV ou nenhum site diz objetivamente: OS 30 TORPEDOS NÃO SERVEM PARA O SORTEIO.
 
*Obs.: pode parecer detalhe tolo, mas a expressão “aos seus amigos” evitaria muita confusão.

Enfim, as informações adicionais seriam estas:
 
1- Cada R$ 4,00 dá direito a apenas 01 (um) cupom de participação ao longo de toda a Copa do Mundo;
2- Se alguém for contemplado num sorteio, o cupom não é eliminado da promoção, ou seja, ele volta à "urna" (por assim dizer) e o sortudo tem a chance de ganhar novamente com o mesmo cupom;
3- O pacote de 30 (trinta) torpedos da promoção não tem nada a ver com os sorteios. Em outras palavras, os torpedos não têm utilidade alguma para os sorteios; os torpedos do pacote podem ser enviados aos familiares e amigos (independente da operadora deles) e têm validade de 30 (trinta) dias a partir da data da compra;
4- Para cada pacote de 30 torpedos comprado, o participante recebe um único cupom para participar dos sorteios. Se o participante comprar dois pacotes (num total de 60 torpedos), ele terá o total de 2 cupons nos sorteios. E assim por diante.
 
Por que ninguém na TV nem nos sites das operadoras informa claramente isto? Em vez de esclarecer objetivamente, todos tergiversam  - aumentando ainda mais as dúvidas. Para exemplificar, cito o exemplo de um blog que uma das operadoras montou para esclarecer as dúvidas dos clientes quanto à promoção.
 
Um cliente, por exemplo, perguntou:
 
Pergunta: "comprei o torpedao e quando mando mensagem para 2010 com a palavra cupom,vem uma mensagem que tenho 0 cupom,sedo que usei os 30 torpedos que ganhei e a toda hora vem mensagens! oque poderia ser?"
 
Resposta: Olha, Ricardo, a geração do cupom pode demorar um pouco. E, além de enviar a palavra CUPOM para o número 2010, você também pode consultar seus cupons no site www.torpedaocampeao.com.br. De qualquer forma, se o tempo de espera estiver muito grande, entre em contato com o Atendimento para que eles possam verificar o seu caso.
equipe ClaroBlog
 
Observe que a "Equipe ClaroBlog" não entendeu (e obviamente não resolveu) a confusão que o cliente expressa na pergunta dele, ou seja, ele está considerando que os 30 torpedos comprados são “bônus” para participação nos sorteios. Ou seja: muito provavelmente ele possui celular pós pago e comprou, sem saber, 31 cupons, gastando ao todo R$ 124,00 (que pode chegar a cerca de R$ 150,00 com os impostos).
 
Outras perguntas e respostas:
 
Pergunta: "Não entendi muito bem, os 30 torpedos que eu ganhei,serve pra que? e como eu uso? Afinal eu concorro com os 30 torpedos ou pelos Cupons que eu tenho? Abrigado(sic)"

Resposta: Jorge, você concorre até o final da promoção com os cupons que adquirir. Pra saber quantos são, envie, grátis, a palavra CUPOM para 2010. Já o pacote de 30 torpedos podem ser enviados como mensagens de texto (salvo as exceções descritas no post) pra qualquer operadora. Ficou mais claro agora? Se não ficou, só deixar outro comentáqio, ok! E, boa sorte!
equipe ClaroBlog

Pergunta: "como faz para passar 30 sms para 2010??? por favor me ajude!!!"

Resposta: Então, Ana Carolina, funciona assim: cada vez que você envia uma mensagem para o número 2010, estará comprando um pacote com 30 SMS e também ganhando um cupom para participar dos sorteios da promoção. E você pode utilizar os 30 SMS para enviar mensagens para números de qualquer operadora, ok.
equipe ClaroBlog

Pergunta: Ola queria tirar uma dúvida... é q não entendi muito bem se pra cada pacote que eu compra é necessário q sempre compre o cupom po 4 reais ou se estes 30 torpedos são válidos para serem enviados como cumpos? Obrigadu se puder me responder!!!!"

Resposta: Então, Jairo, cada compra de pacote gera 1 cupom para participar dos sorteios. E cada pacote vem com 30 SMS para você enviar mensagens para o número de qualquer operadora.
equipe ClaroBlog

http://www.claroblog.com.br/conteudo.asp?post_id=504

Ora, os representantes da empresa não responderam de forma clara as dúvidas dos clientes, que provavelmente continuaram pensando que os 30 torpedos, "que você pode enviar para números de qualquer operadora", são bônus que devem ser enviados para o número da operadora do cliente.

Obviamente, não existe má-fé dos representantes, já que a origem de tudo está na própria futilidade do pacote de 30 torpedos (que veio mais para confundir do que para fazer um agrado) e na fantástica incapacidade da organização para esclarecer uma dúvida óbvia que está trazendo imensos prejuízos aos clientes. Enfim, espero que tal fator seja apenas incompetência mesmo.

(Publicado no Portal Nassif em 22 de junho de 2010)

Nenhum comentário: