terça-feira, 24 de maio de 2011

O "esquentador de cama" da Globo

A reportagem é antiga, mas como o frio está chegando no Brasil, vale a pena ridicularizar de novo. Alguém lembra do "esquentador de cama"? A matéria foi exibida no início do ano passado no Jornal Nacional, da Rede Globo. Pelo conjunto da obra, seria injusto dizer que foi a coisa mais idiota já exibida no principal noticiário da emissora.

A matéria mostra um hotel londrino que, para amenizar o gelado inverno inglês, escala funcionários especialmente para "esquentar a cama" do cliente. Então eu me perguntei: será que no hotel não existe calefação? Ou será que a reportagem comeu barriga num outro tipo de "serviço" que estaria por trás do tal "esquentador de cama"?

Porque se formos levar em conta o inverno no Brasil (onde as residências raramente dispõem de sistema de aquecimento), chegaremos à conclusão que, nos países onde o inverno é mais rigoroso, é muito mais agradável suportá-lo dentro de casa (onde todos os cômodos possuem calefação). Por exemplo: com neve caindo lá fora, você pode tomar banho, sair despido pelo corredor de casa e ir até a cozinha sem sentir frio. Assim, com um sistema de aquecimento razoável, não há necessidade de andar agasalhado dentro de casa. Bem diferente do Brasil, onde o frio invade as residências e a melhor opção é se esconder debaixo das cobertas.

Daí eu lembrei do meu pai, que não podia com frio. Em menos de 5 minutos ele costumava pré-aquecer a cama dele com um simples ferro de passar roupas...


Nenhum comentário: