sábado, 6 de maio de 2006

FHC e o período sombrio da Petrobrás

Como todo mundo sabe, o governo de Fernando Henrique Cardoso queria vender a Petrobrás, que quase virou “Petrobrax”. Mas estava evidente que a venda do mais rico, estratégico e promissor patrimônio brasileiro não seria um projeto fácil como foi a venda das outras estatais. Pois havia o maior entrave: a opinião pública.

Coincidência ou não, a gula pela venda da Petrobrás foi sincronizada com a mais incrível sucessão de desastres e más notícias que aconteceram nos 55 anos de história da empresa. Em outras palavras: a “Era FHC” foi também o período mais negro da história da estatal brasileira. Estaria então a Petrobrás sendo “sabotada” para ser mais facilmente liquidada? Para quem gosta de uma teoria conspiratória, a imaginação é livre...

Mas se você conversar com qualquer técnico mais antigo e qualificado da Petrobrás, ele, cauteloso, talvez não falaria em “sabotagem” no sentido denotativo, mas sim de uma “sistematização de incompetência” que ocorreu no período FHC. Pois que a febre da terceirização teria atingido também setores da Petrobrás que exigiam uma alta capacitação técnica às custas de muito investimento em treinamento. Lembre-se que, para a doutrina neoliberal de FHC, investir num funcionário público é jogar dinheiro fora. Grosso modo, FHC fez com a Petrobrás o mesmo que faria um diretor incompetente de hospital que deseja “enxugar a máquina”: expulsa, por inanição (leia-se falta de estrutura e baixos salários), os médicos e enfermeiros existentes e terceiriza os serviços para uma empresa “especializada” em recrutamento de técnicos em enfermagem. O custo do resultado obviamente será bem mais alto do que se economizou no “enxugamento”...

Para que tenhamos uma clara idéia do que significaram os oito anos de FHC na história da Petrobrás, vamos aos números...

- Fernando Henrique Cardoso governou o Brasil entre 1995 e 2002.

Período Pre-FHC:
- Entre 1975 e 1994 (num período de 20 anos), a Petrobrás foi responsável por 9 (nove) desastres com danos ambientais - incluídos seis desastres em plataformas de exploração de petróleo.

Período FHC:
- Entre 1995 e 2002 (num período de 8 anos), a Petrobras registrou 29 (vinte e nove) desastres - incluídos quatro desastres com plataformas de exploração de petróleo. Ao fim do governo FHC, a Petrobrás tinha a pior imagem da sua história.

Período Lula:
Julgo desnecessário dizer no que se transformou a Petrobrás na "Era Lula". Notícia ruim sobre a empresa só agora, com a chamada “CPI da Petrobrás” provocada pelos partidários de FHC.

Fontes:

Blog Unipeg (de Sidney Dias, tecnólogo em petróleo e gás)

Monografia de Renata Argenta Bayardino (UFRJ)


Portal Ambiente Brasil

Se você quiser checar por si mesmo, faça uma pesquisa no Google com as entradas “Petrobras desastre” (sem aspas). Nos resultados que aparecerem, confira a data das notícias.

Nenhum comentário: